segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sonho

Uma vez por outra damos connosco a "sonhar" acordados. Este "sonhar" mais não é do que uma forma de imaginação que pode, pela sua intensidade, abstrair-nos da realidade à nossa volta. Sonhar acordados é concentrarmo-nos em algo que nos dá prazer imaginar: uma viagem, um romance, uma aventura, algo que nos ajuda a reduzir o stress e nos permite uma fuga da rotina e da azáfama do dia-a-dia.




Sonhar acordado é também um estado psicológico que se chama "fluxo". Estar em estado de fluxo (fluir) é estar de certa maneira em transe. As ondas eléctricas alfa predominam então no cérebro e isso ajuda a relaxar o sistema nervoso. Este estado de fluxo acontece, por exemplo, com as crianças quando estão entretidas a brincar ou a imaginar histórias (por isso elas gostam tanto de ouvir histórias) também com os artistas, os escritores e com toda a gente quando se deixa levar pela concentração em actividades ou imagens mentais que as absorvem completamente dado o prazer físico e psicológico que proporcionam.



Sempre que quiser e puder entre em estado de fluxo. Sonhe acordado. Imagine lugares, situações e acontecimentos que lhe dariam prazer. Isso é muito saudável e não se preocupe se alguém lhe disser que você "sonha demais". Na vida, precisamos do lugar para o sonho, mesmo que isso nao passe apenas de um mero exercício contemplativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário