quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Os economistas neoliberais: Novos criminosos de guerra"

II - Parte
.
Esta é uma análise sobre economistas neoliberais, não tenho a intenção de escrever  um livro de economia, pelo menos no sentido convencional da palavra, isto é, cheio de números, equações, gráficos e modelos, instrumentos, no caso economista ortodoxo é usado não tanto para esclarecer o seu pensamento, mas para esconder a sua ignorância. Esse tipo de escrita se torna economistas em grande parte, uma barreira de conhecimento para os problemas econômicos e sociais do mundo e um mecanismo de desmobilização política das pessoas comuns.
Não faz sentido escrever para os economistas, porque são escritos de forma justa e uns com os outros e para si mesmos, porque isso significa que usando uma linguagem hermética e incompreensível, longe das expectativas imediatas de seres humanos. Só o conhecimento acadêmico é que gera esse terrível hábito de  somente falarem entre eles como "tribos" nenhum esforço fazem para comunicar com o resto das pessoas , aqueles que não têm as credenciais de "especialistas", que tem conhecimento limitado e amplitude intelectual. Bem como Günther Anders, disse ao tema da filosofia: "Escrever textos morais para ler  e entender apenas dirigido a colegas das universidades o que nao faz sentido. Algo cômico, se não imoral mesmo. tão sem sentido como se um padeiro fezar os seus pão  para outros padeiros "  . Seguindo este conselho sábio, este texto tem como destinatários principais ou único os economistas e foi escrito a partir da lógica convencional da economia, cada vez mais longe do mundo real e os problemas dos homens e mulheres.

Mas quando  falo de economistas neoliberais estou a considerar  não apenas os titulares de valores mobiliários da economia, mas todas as pessoas  de qualquer profissão ou disciplina do conhecimento, porque eles têm uma opiniao sua e a própria lógica estreita e mecânica da ortodoxia da "economia de mercado", ou seja a doutrina neoliberal. Esta doutrina é repetida como uma ladainha de advogados, pedagogos, sociólogos, pesquisadores e técnicos, quando eles nos tentam explicar o funcionamento dos diversos níveis da sociedade. Por esta razão, os princípios básicos de todos os neoliberais estão subordinadas à "racionalidade" dos economistas, a partir do qual as políticas podem ser analisadas em muitos campos criminais diferentes da realidade social. Economistas neoliberais, então, são a pedra fundamental para a compreensão de crimes econômicos do nosso tempo, porque, como já anunciou a revista Business Week março 1977, vendem  a sua habilidade, e, de acordo com alguns , até sua alma, no mundo obscuro da política " .
Como parte desses comerciantes habilidosos temos a "livre empresa" as universidades de todo o mundo se manifestam a expandir fim da ideologia do livre mercado, que se tornou o fundamentalismo neoliberal indivíduos e grupos de várias profissões e de diferentes origens intelectuais e políticas.

Critico o discurso neoliberal como expressão mistificada da economia vulgar, para usar o termo com o qual Marx chamou de apologética erguido para legitimar o capitalismo após a economia clássica (Adam Smith ) . Para realizar esta tarefa,  releio um grande conjunto de fontes para desenhar cada um dos seus capítulos. Como estávamos recebendo informações sobre os crimes da New World Disorder, em relação, só para citar alguns temas explorados nos vários capítulos deste meu texto, com a compra e venda de órgãos humanos, a promoção comercial de genes indígenas através Internet, a escravidão, a morte de milhares de migrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos e o mar revolto que separa a África da Espanha, a exportação de resíduos tóxicos para os países pobres e dependentes, a exploração dos homens, mulheres e crianças nas fábricas da morte, aumentam  a nossa raiva e indignação. Mas temos também  de nos indignar com o cinismo dos que se vangloriam e capitalistas neoliberais em todo o mundo para justificar o que é injustificável moralmente e humanamente: a privatização do comércio marítimo em animais e plantas das florestas tropicais, fetiche adoração consumo desenfreado, transformando a água em mercadoria que gera enormes lucros à custa da sede da metade da humanidade, a tecno-utopias reacionárias sobre a superação de todos os limites (incluindo morte individual, uma vez que mesmo os EUA e a Europa, anunciou que em poucos anos o homem alcançar a imortalidade) ...

Sem comentários:

Enviar um comentário