quarta-feira, 20 de março de 2013

Troika rejeita planos alternativos do Chipre,

Representantes do Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) rejeitaram os planos alternativos propostos pelas autoridades cipriotas para enfrentarem a crise financeira do país e insistiram no encerramento imediato dos dois bancos locais com problemas, o Bank of Cyprus e o Popular Bank.


"Eles insistem no encerramento de dois bancos e rejeitam todas as alternativas",

O presidente do Banco Central do Chipre está preparar dois projetos para apresentar ao Parlamento que impõem controlos sobre movimentos de capitais no país quando os bancos reabrirem e até que uma solução para resgate do sistema bancário cipriota for encontrada. No entanto a troika - formada por BCE, FMI e Comissão Europeia - insiste em penalizar depositantes com recursos superiores a 100 mil euros, reafirmando que alguns países da zona do euro querem manter uma posição mais dura em relação à crise cipriota.

Sabe-se que Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Malta e possivelmente a Estônia querem que a participação dos investidores com recursos superiores a 100 mil euros depositados no sistema bancário do Chipre continue sobre a mesa de negociação.

Os ministros de Finanças da zona do euro e possivelmente os líderes europeus deverão fazer uma reunião de emergência para avaliar a crise cipriota e ver com governo de Chipre um plano alternativo às autoridades da Troika .

Sem comentários:

Enviar um comentário