quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Europa está demasiado lenta e dividida

Europa demasiado lenta e dividida


Nós precisamos de decisões e soluções enérgicas, a nível europeu, para problemas que não somos capazes de resolver sozinhos,mas tambem queremos ser ouvidos e preservar a nossa especificidade nacional,  por issso ja todos achamos que  a Europa é demasiado lenta e está profundamente dividida.
Se queremos dinamismo, eficiência e soluções claras, temos de optar pela centralização, a despolitização e regras vinculativas unívocas, ou seja, um Presidente da Comissão que não abra exceções para ninguém.
E voltamos à questão essencial, na raiz de toda a política, seja local, nacional ou europeia. A combinação certa de valores essenciais que nem sempre são compatíveis, tais como a democracia e a eficiência, ou a igualdade e a autonomia. O problema clássico da administração pública: qual o grau necessário de centralização do poder para agir de forma eficaz e quantos travões e contrapesos utilizar para garantir o apoio das populações?
Neste caso, um debate político entre partidários e críticos dos Estados Unidos da Europa não serve para nada. Em compensação, poderia ser útil explicitar os mecanismos europeus de decisão. O debate público deveria centrar-se nesse equilíbrio, para a Europa avançar de uma forma sustentada. Se os políticos estiverem dispostos a abrir campo para esse debate, entao ainda de pode mudar o trajeto

AG

Sem comentários:

Enviar um comentário